A HQ de Watchmen é super influente até hoje, com uma história mais próxima da realidade, imaginando um cenário com os vigilantes mascarados atuando nas ruas. Mesmo assim, apostando nesse ar realista em suas histórias e personagens, ela não deixou de trazer um ser superpoderoso para esse universo, o Dr. Manhattan!
A partir de agora conheceremos um pouco mais sobre esse personagem que possui pele azul e poderes de fazer inveja até ao Superman.
A origem do semideus
Filho de um relojoeiro e com desejo de seguir os passos do pai, ele mantinha sua dedicação no aprendizado de fabricar e consertar relógios. Mas esse desejo foi alterado durante a segunda guerra mundial, logo após os Estados Unidos lançarem sua bomba atômica na cidade de Hiroshima, no Japão. Depois disso seu pai o induziu a ser um físico nuclear, destruindo todos os seus relógios.
Então, Jonathan Osterman cursou uma faculdade de física e se formou, tendo se destacado dentre os principais físicos do país e arrumando um emprego com pesquisas no campo intrínseco. Foi nesse período que ele encontrou Janey Slater, com quem viria a namorar.
Em um belo dia, Jonathan pensou em presentear Janey com um relógio que ele consertou, mas voltando pra casa lembrou que o relógio estava dentro do jaleco que havia esquecido no laboratório. Ao voltar para pegar o presente ele acaba se prendendo na câmara de testes e viu seu corpo inteiro vaporizar.
Depois de meses em que todos achavam que ele havia morrido, acontece algo praticamente impossível. Ele retorna ao mundo dos vivos, sem nenhum pelo no corpo e de cor azul.
O surgimento do Dr. Manhattan
Jonathan descobre que esse retorno lhe concedeu alguns poderes, como o fato de conseguir visualizar tudo o que se passou na sua vida, simultaneamente, não importando se já aconteceu ou ainda está por vir.
Além disso, ele possui controle total sobre os átomos, tanto os de seu corpo quanto de qualquer objeto ou pessoa ao redor, sendo capaz de desintegrá-los e recriá-los conforme o seu desejo.
Assim que o governo americano tomou conhecimento desse ser poderoso eles logo o recrutaram, dando a ele uma alcunha: Dr. Manhattan. Esse nome inclusive é uma referência ao projeto americano que originou as bombas atômicas.
Agora com esse super aliado ao seu lado, o exército americano vence alguns conflitos, inclusive a Guerra do Vietnã, mas isso não resultou em algo positivo, visto que a disputa da Guerra Fria contra a União Soviética foi escalando de certa forma até se transformar em uma guerra nuclear a nível mundial.
Seus poderes
Além do já citado poder de controle dos átomos, o Dr. Manhattan possui alguns superpoderes que são dignos de causar inveja em qualquer super herói, assemelhando-se a um Deus. Confira abaixo a lista do que ele é capaz de fazer:
- Teletransportar
- Controlar o tamanho do seu corpo
- Geração de clones de si mesmo
- Visualização de todos os momentos da sua vida, do início ao fim
- Vaporização de objetos e pessoas
- Voar
- Desmaterialização e rematerialização
Ozymandias
Adrian Veidt, um ex-vigilante combatente do crime conhecido como Ozymandias, criou um plano para tentar salvar o mundo do confronto nuclear, através de um falso ataque alienígena, mas isso traria como consequência a morte de milhares de inocentes.
Mas o homem mais inteligente do mundo sabia que o Dr. Manhattan seria o único capaz de impedí-lo, e por conta disso inventou algumas acusações de que algumas pessoas que tiveram convívio com o super herói azul desenvolveram câncer, atingindo assim a sua imagem perante o público.
Depois de alguns depoimentos forjados, o Dr. Manhattan se teleportou para Marte e por lá resolveu isolar-se dos humanos, erguendo uma fortaleza de vidro e se recusando a retornar para a Terra. Foi somente Espectral II, sua atual namorada, que o convence a retornar ao nosso planeta, logo após terem uma conversa após ser teleportada por ele até Marte.
Mas a essa altura dos acontecimentos o plano de Ozymandias já estava em prática, sendo que o próprio Manhattan não conseguiria mais interrompê-lo. Jonathan então decide visitar Veidt para confrontá-lo, mas acaba por perceber que aquele tipo de estratégia, por mais que trouxesse milhares de mortes, funcionaria.
Outro justiceiro mascarado chamado Rorschach decide questionar o Dr. Manhattan sobre Veidt e seu plano, fazendo com que Jonathan decida por matá-lo para que assim as pessoas não conheçam toda a verdade.