Siga-nos

Olá, o que você procura?

Tecnologia

Como Funciona O WhatsApp Business E Suas Funcionalidades Para O Seu Negócio?

Conheça as principais funcionalidades do WhatsApp Business para sua empresa

O WhatsApp Business nasceu em 2018 com a intenção de oferecer algumas funcionalidades interessantes para usuários comerciais ao mesmo tempo em que esclarece para os clientes que eles estão em contato com uma empresa, e não com uma pessoa física.

A versão Business une transparência com eficiência, oferecendo recursos capazes de auxiliar bastante na rotina de empreendedores e pequenas empresas.

Abaixo, 6 funcionalidades do WhatsApp Business que podem e devem ser utilizadas no seu negócio:

Como funciona o WhatsApp Business?

1 – Perfil completo

O perfil do WhatsApp comum permite que sejam incluídas algumas informações como foto, status e uma pequena descrição.

Já o perfil do WhatsApp Business pode conter informações relevantes para os clientes e que podem facilitar bastante a rotina do empreendedor:

  • Horário de funcionamento ou atendimento;
  • Link do site;
  • Tag com a categoria do negócio;
  • Descrição;
  • Localização;
  • E-mail.

Esse simples recurso pode economizar muito tempo de qualquer atendente e ainda, minimizar o número de reclamações, afinal, algumas perguntas muito rotineiras e repetidas envolvem a solicitação do endereço e cobranças sobre respostas em horários em que a empresa não está em atividade.

2 – Envio de Links Personalizados

No dia a dia, é natural que as pessoas passem, presencialmente, o número do WhatsApp, mas na internet, não é bem assim que as coisas acontecem.

Ter o WhatsApp disponível em perfis de Instagram e outras redes sociais ou ainda, na home de um site ou em um conteúdo de blog, é de extrema importância para quem não quer perder clientes.

No entanto, há um porém!

Apenas escrever o número nesses canais, fará com que o cliente ou interessado precise copiar o número, colar na agenda, digitar um nome e salvar, para enfim poder entrar em contato.

Esse trabalho todo faz com que o usuário, muitas vezes, deixe para depois e acabe não fazendo.

Para não perder contatos, leads e clientes, a melhor forma de divulgar o número do WhatsApp é utilizando um link onde o usuário clica e, automaticamente, é direcionado para uma conversa.

Esse link pode ser utilizado, inclusive, em botões dentro de um site ou conteúdos, e pode ser criado facilmente utilizando um gerador de link whatsapp ou pela própria api do Whats.

Basta gerar o link uma vez e ele poderá ser enviado para quantas pessoas o usuário desejar. Não sendo necessário criar links novos para usos diferentes (embora seja possível).

3 – Chatbots no WhastApp – Conversas Automáticas

Como dito acima, não é incomum que um cliente ou interessado entre em contato após o horário comercial e poucos minutos depois comece a questionar o fato de não ter sido atendido.

Além de incluir a informação dos horários de atendimento no perfil, também é possível incluir uma mensagem automática acionada em horários específicos para, quando nenhum atendente estiver disponível, informar ao cliente que ele terá uma resposta em horário comercial.

Outras funções, como informar o tempo de espera médio para retorno de mensagens, alertas sobre problemas técnicos ou emergenciais, e diversas outras informações, podem ser inseridas em mensagens automáticas, também chamadas de chatbots.

Isso vale também para perguntas frequentes, que podem ser respondidas com mensagens automatizadas.

Além de ser uma forma de melhorar a eficiência da empresa, os chatbots também podem reduzir o número de reclamações relativos ao atendimento.

4 – Status do Whats

O recurso do Status do WhatsApp muitas vezes é negligenciado pelas empresas e, de fato, não deveria.

A função também está disponível na versão Business e pode conter texto, vídeos, fotos da câmera ou fotos salvas na galeria do aparelho.

O status é uma excelente maneira de divulgar promoções, ofertas exclusivas, informações relevantes, entrega de cupons, pré-lançamentos e diversos outros tipos de ações publicitárias.

Por ser uma ferramenta de marketing gratuita e de excelente entregabilidade não deve, jamais, ser esquecida.

Além disso, é possível verificar quem visualizou o status e o horário.

Analisar essas informações pode ajudar a descobrir quantas e quais pessoas continuam em contato com uma marca, produto ou serviço, e desenvolver estratégias para tornar a comunicação ainda mais eficiente.

5 – Catálogo de Produtos e Serviços

É possível que seja a função mais importante para quem trabalha com vendas, embora ainda esteja sendo pouco explorada, tanto pelos vendedores quanto pelos clientes.

Com essa função, é possível cadastrar produtos com fotos e informações descritivas de cada um para enviar aos seus clientes dentro do próprio aplicativo, sem precisar encaminhá-lo para outro site ou rede social.

Vale lembrar que com a função de pagamentos pelo WhatsApp habilitada, é possível concluir a transação toda, sem precisar sair do app.

Em todo caso, além de fotos e descrições, também é possível criar links no catálogo, o que permite que o cliente seja direcionado para o site oficial, se desejar.

A tendência é que essa função seja cada vez mais utilizada, visto que realmente é uma forma de otimizar o atendimento e tornar o processo de vendas mais eficiente.

6 – KPIs do WhatsApp Business: Métricas Mensuráveis

Aquilo que não é medido, não pode ser gerenciado.

A máxima é um bordão entre administradores e analistas e não é por acaso.

Ter acesso a informações é o que permite reorganizar e otimizar processos.

No WhatsApp Business é possível realizar testes AB, mensuração, reavaliação de campanhas e estratégias.

Inicialmente, as informações oferecidas são básicas, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas, mas é possível trabalhar com esses dados para obter informações mais profundas como taxa de recebimento, taxa de abertura, taxa de resposta e taxa de rejeição.

Com essas informações, é possível manter a lista atualizada, excluir contatos inativos e se relacionar melhor com quem continua quente na lista de leads e clientes.

Essa métrica é útil para conferir se suas listas estão atualizadas e com clientes ativos, por exemplo.

Considerações Finais

Através desse artigo você aprendeu como funciona o WhatsApp Business e como ele facilita a rotina de quem tem diversos atendimentos simultâneos para realizar e ainda precisa administrar o próprio negócio.

As funcionalidades levam um tempo para serem entendidas e colocadas em prática em sua totalidade, mas quando aplicadas oferecem eficiência, eficácia e ganho de tempo.

O que você achou desse conteúdo?

Se foi útil para você, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais.

Comentários

Você poderá gostar

Games

Cancelado deste 2017, finalmente o game é confirmado na E3

Games

O game estreia no Nintendo Switch no dia 25 de junho

Amazon Prime

Confira o trailer final do filme, lançado pela Amazon Prime