A onda do momento é a privacidade do usuário nos apps mensageiros, recentemente temos o caso do WhatsApp, que mudou sua política de privacidade do usuário recentemente, causando uma debandada de usuários do aplicativo, decidindo migrar para outros apps rivais como: Telegram e Signal.
Se por um lado a questão da privacidade do WhatsApp está em cheque, por outro lado temos o Telegram que possui sigilo total nos dados do usuário, tornando-se o app preferido de grupos extremistas, que organizam atos violentos e terroristas ao redor do mundo.
Por esta razão a Apple está sendo processada por um grupo denominado Coalition for a Safer Web (Coalizão por uma Web mais segura), pessoas que lutam por uma internet mais segura.
O grupo luta para que o Telegram receba o mesmo tratamento que o app Parler teve ao ser banido da Google Play Store e App Store, por coordenar ataques ao Capitólio gerando mortes e pessoas feriados, culminando também no banimento de Donald Trump do Facebook e Twitter.
O alvo não será somente o Apple Store, o mesmo processo será movido também para o Google Play Store, o objetivo do grupo é minimizar a concretização de discurso de ódio, culminando em atos violentos.
A alegação é a existência de neonazistas e supremacistas, utilizando grupos públicos e salas privadas para troca e organização de informações de ódio, indo contra os termos da App Store.
Por enquanto a Apple, Telegram e Google não se manifestaram em virtude do processo movido na corte federal do estado americano da Califórnia.